Geografia.Condições Climáticas O Maranhão, por sua localização geográfica, entre a Amazônia e o Nordeste e, por sua grande extensão na direção sul-norte, apresenta vários padrões climáticos, todos tropicais, mas com diferentes quantidades de precipitações pluviométricas e coberturas vegetais variadas: florestas amazônicas na região Noroeste; cerrados nas regiões Centro e Sul; Zonas semi-áridas, no Nordeste do Estado. 

A capital – São Luís - e o litoral , com clima tropical quente e semi-úmido e com temperaturas, variando entre 22ºC e 32º C, são ideais para o turismo, principalmente para as pessoas vindas de regiões frias, tanto do Sul do Brasil, quanto da maioria dos países europeus e da América do Norte.

Já o Centro e o Sul do Estado - regiões dos cerrados - , são propícios à agricultura, por sua temperatura constante, ausência de geadas, chuvas abundantes e regularmente distribuídas. 

Hidrografia
Topografia plana com baixos relevos 
Marés com até 7 m de amplitude Chuvas Abundantes e distribuídas.

Grandes Bacias Hidrográficas Bacia do Rio Mearim (966 km) 110.936 km2 Bacia do Rio Itapecuru (1090 km) 52.700 km2 Principais Rios Rio Itapecuru (1.090 km) Rio Mearim (966 km) Rio Grajaú (690 km) Rio Pindaré (468 km) 

Vegetação. 
Floresta Equatorial (mais de 100.000 km2) Mata (de transição) / Cocais Cerrado Campos Manguesais Restingas. 

-Jessica Leal